Seja Bem Vindo!

Seja Bem Vindo! -Et pro Bono pacis, Deus vobiscum! -

sábado, 17 de julho de 2010

Teologia e Cultura - A Ortopraxia!

Ian Hamilton, ministro na Londoun Church em Newmilns, Escócia, foi um dos palestrantes do 6º Simpósio sobre “Os Puritanos” (06/1997), e lá afirmou: “Tradição reformada é corporativa”! Ele trata sobre esse “corporativismo” quando cita Calvino, onde afirma-se que devemos lidar de forma mais saudável com as diferenças no culto reformado. Importante ressaltar que o culto reformado expressa seu pensamento teológico obtido e defendido de forma prática. Pelo menos, é o que deveria ser!
Sendo assim, foi segundo a tradição reformada e pregada por Calvino, em sua obra, “As Institutas” (livro 1), que entendemos que toda arte é tida por expressão de adoração a Deus. Isso é o que relata as Escrituras, o cerne do pensamento reformado, em Gênesis 1. 26: “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...”.
A arte é a demonstração daquilo que Deus concede ao homem na criação. Trata-se do poder criativo concedido à humanidade. É o que conhecemos como sendo os Atributos Comunicáveis de Deus. A criatividade expressada em artes. E a arte é sempre uma das características que ressaltam nos moldes culturais. Seja na dança, nas festas, em quadros, nas artes plásticas, sempre que observamos uma arte criamos uma ligação à cultura. A cultura, portanto, é o resultado da Graça de Deus. Ainda que sendo parte de uma Graça comum, trata-se de um favor imerecido. Graça porque Deus permite que todos possam nascer com um senso divino dentro de si. Cada criatura exercendo objetivos primários de Sua criação. Cada cultura ressaltando o próprio Deus e Deus fazendo parte da história do homem em sua formação cultural. Contudo, essa característica cultural foi distorcida pelo pecado. Mas, mesmo assim, existente uma comunicação! A realidade de que Deus está envolvido com o ser criado é algo observado de forma real e presente. É a Sua Imanência refletindo seu imenso amor.
Sendo assim, “Tradição reformada é corporativa”! Cada cultura pode e deve desenvolver um método litúrgico expressando a realidade do ser criado. Com reflexão, reverência e objetivo. Deus seja glorificado com o que nos foi concedido por Ele mesmo! Bruno Sathler

2 comentários:

  1. OLÁ BRUNO, PARABÉNS PELA INICIATIVA DO BLOG!!!!

    CULTURA E ORTOPRAXIA É UM ASSUNTO QUE NO BRASIL É MUITO DIFÍCIL DE SE ENCONTRAR UM DENOMIDADOR COMUM. ACHO QUE SE ESSE TEÓLOGO ESCOCÊS FIZESSE UM TOUR PELO BRASIL E CONHECESSE A PLURALIDADE CULTURAL QUE O BRASIL TEM DENTRO DE UMA MESMA CIDADE, CERTAMENTE ELE TERIA SUBSÍDIOS EXTRAORDINÁRIOS PARA FALAR DE TRADIÇÃO CORPORATIVA!!!!!!

    ABRAÇOS!!!!

    REV. LG.

    ResponderExcluir
  2. VISITE TAMBÉM MEU BLOG

    www.revluizgustavo.blogspot.com

    ResponderExcluir