Seja Bem Vindo!

Seja Bem Vindo! -Et pro Bono pacis, Deus vobiscum! -

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Cristianismo x Religião?


Existe hoje algumas coisas que me chamam muito a atenção. Existem conceitos muito religiosos que destroem o que, os religiosos, pensam estar ajudando a construir.

Podemos usar como ilustração comparativa algumas profissões.

- Religiosos e Publicitários, que buscam mostrar, valorizar, as "QUALIDADES" e esconder os "DEFEITOS"! Nenhum publicitário publica os defeitos da marca!

- E por que não, o religioso e o ator? Porque entendemos que ambos possuem várias faces! “Mostro o que convém quando convir!”. Uma verdadeira peça teatral!

- E o médico? Aqui está o problema. MÉDICO NÃO! Médico não, porque o religioso e o médico são quase que como antíteses. Enquanto um busca cuidar o outro se faz melhor em adoecer! Enquanto um busca mostrar soluções ao doente o outro cria patologias que agravam a doença. O pior é lembrar: - como se não fossem doentes também.

Enquanto um se apresenta como Cristo (“Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento” Mc. 2.17) o outro se faz como os farizeus (separados) que vivem mostrando, qualificando, apontando a doença. Doença essa, a qual também possui e portanto, necessita do mesmo remédio. Só existe um!

Um amigo, numa conversa online, me perguntou: “Bruno, as práticas Ascéticas e Religiosas acrescentam algo a Deus?” (Ascetismo cristão se trata do ato de acrescentar coisas à “regra de fé e prática” em prol de uma vida “santa”, “separada”, “pura”) Tive que responder afirmando algo simples, notório e lógico: “Nunca! Eles só refletem o mau que tanto acusam!”. O fato de se acharem e se “fazerem” melhores, mais qualificados a Deus, mostra o que são. Como todos os outros a quem apontam”. Nisso se retrata a religião. Negar a Cristo!

Pela Graça de Deus, me tornei obediente pela obediência de Cristo. Pela Graça de Deus me tornei puro pela pureza de Cristo. Pela Graça de Deus eu morri com Cristo naquela cruz. Nisso se baseia a fé cristã! A Morte de Jesus só foi a conclusão de uma história que me restaura, purifica, regenera e santifica.

Já a Religião ensina um conceito que afasta Cristo daqueles a quem Cristo quer alcançar. Nossa sorte é que nada pode impedir ou prejudicar o que foi perfeito, porque o perfeito é de Deus! Perfeito é Deus! O que pode contra Ele? O que está à altura Dele para ser hostil ao seu poder, à sua majestade, à sua onisciência? O que pode se igualar ou nivelar contra e a tamanho de Deus? Deus é só um! Não há nada igual!

Jesus nos chama ao cuidado e a ajuda do próximo. A olhar e acolher o necessitado. Amá-lo como a si mesmo se ama. Jesus não nos convida a julgar e penitenciar com ombros de quem pode isso. Meu Juiz é outro e meu Advogado é quem paga minha sentença. Tudo vem Dele e por isso, para Ele. Portanto, Perfeito!

Bruno Sathler
Et pro Bono pacis, Deus vobiscum!


Nenhum comentário:

Postar um comentário